"Redesign da Interface do Aplicativo Conecte SUS Cidadão com Base em Conclusões de Pesquisas de Avaliação"
Estudo desenvolvido para o componente curricular Design de Interação de Interfaces Web e de Aplicativos para Dispositivos Móveis do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: User Experience(UX) Design, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
APLICATIVO CONECTE SUS CIDADÃO
De acordo com o Portal GOV.BR:
O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde e a porta de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital. Ele permite que o cidadão acompanhe, na palma da mão, o seu histórico clínico, informações gerais do cidadão, como Carteira Nacional de Vacinação, Certificado Nacional de Covid-19, Cartão Nacional de Saúde, resultados de exames laboratoriais de Covid-19, medicamentos dispensados pelo programa "Farmácia Popular", além dos registros de doações de sangue e acompanhamento da posição na lista de transplantes.
No menu Rede de Saúde o cidadão pode identificar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização, de acordo com o tipo de serviço desejado.
Já no de Vacinas é possível acessar o histórico de vacinação, a Carteira Nacional de Vacinação e o Certificado de Vacinação de Covid-19.
Enquanto que a página Exames apresenta os resultados de exames laboratoriais para a detecção da Covid-19 realizados por qualquer laboratório no território nacional integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
ROTEIRO DE TESTES COM USUÁRIOS
Cenário
Você acabou de mudar de cidade e de emprego. Com a mudança, você teve que colocar seu filho pequeno na escola. Você terá plano de saúde pela empresa e para a contratação do seu benefício, a empresa precisa informar o número do seu Cartão Nacional de Saúde (CNS) para a operadora. Sua empresa também solicitou a apresentação do seu Certificado Nacional de Vacinação COVID-19.
Além disso, você precisa levar seu filho à unidade básica de saúde para atualizar a Carteira Nacional de Vacinação dele para apresentar na escola. Mas como você não conhece muito bem a cidade, precisa procurar o endereço da unidade de saúde mais próxima da sua nova casa.
O RH da sua empresa lhe informou que todas essas informações você encontra no aplicativo Conecte SUS Cidadão.
Recursos Técnicos
Pesquisa Qualitativa com Avaliação Cooperativa.Na avaliação cooperativa os usuários previamente selecionados realizaram as tarefas relativas à pesquisa. Durante a sessão de avaliação, os usuários foram estimulados a utilizar o protocolo de pensamento em voz alta (Think Alound), explicando os caminhos e ocorrências para o pesquisador.
Durante a avaliação, foi aplicada a lista de tarefas proposta e conversamos com os usuários sobre a experiência de uso do aplicativo. A avaliação foi realizada de maneira remota, através do aplicativo Zoom. Este teste foi moderado, porque fizemos uso de um método onde conversamos abertamente com o usuário, fazendo perguntas e colhendo o feedback durante a realização das tarefas. Além disso, foi um teste aplicado no contexto do usuário, de casa, do trabalho ou em qualquer outro lugar de sua preferência.
Amostra de participantes
A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS (2013), realizada pelo IBGE mostra que 82,4% das mulheres são responsáveis por agendar consultas médicas para ela e outros membros da família, enquanto apenas 17,6% dos homens têm essa função.
Diante deste cenário, definimos que nossa pesquisa de teste de usabilidade seria realizada com uma amostra de cinco participantes, do gênero feminino, todas cidadãs brasileiras, com idade entre 30 e 45 anos, casadas, mães e economicamente ativas.
TESTES COM USUÁRIOS
Os testes de avaliação de usabilidade com o aplicativo Conecte SUS Cidadão foram realizados pelas pesquisadoras Gabriela e Maria Alice entre os dias 11 e 13 de março de 2023 de modo remoto, utilizando-se a plataforma Zoom para interação e gravação, com consentimento das participantes.
Durante os testes, as participantes acessaram o app Conecte SUS Cidadão e realizaram as tarefas propostas através dos seus próprios aparelhos celulares.
Inicialmente foi solicitado a cada participante fazer uma breve apresentação, dizendo seu nome, idade, localidade, idade do(s) filho(s) e profissão. Também foi questionado se são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Posteriormente foi lido o cenário e solicitado o acesso ao aplicativo para a realização das 3 tarefas propostas. Após a finalização das tarefas, pediu-se para as participantes relatarem suas impressões gerais sobre a usabilidade do app.
Classificação dos Problemas de Usabilidade
Para que possamos listar os achados e problemas encontrados em nosso teste, utilizamos da metodologia criada pelos pesquisadores franceses Christian Bastien e Dominique Scapin em 1993.
Bastien e Scapin propõem cinco critérios ergonômicos, sendo eles: adaptabilidade, carga de trabalho, condução, controle explícito e gestão de erros.
Quando se trata de adaptabilidade o ConecteSUS não é flexível em sua proposta. Seguindo, em carga de trabalho, a grande diversidade de botões e funcionalidades do aplicativo o torna confuso, e exige do usuário uma maior capacidade para se localizar em meio a tantas opções. Neste tópico podemos relacionar ao item seguinte: condução. A falta de agrupamento nos botões, os itens sem separação clara, obviamente causam no usuário um maior desgaste na hora do uso.
Quando pensamos em controle e relacionamos com o aplicativo, é observado que o usuário, apesar de limitado, tem um certo poder em suas ações durante o uso. O quinto e último critério propõe a gestão de erros. Para o usuário não tem denominação clara e jornada explícita no caminho para as ações procuradas por eles dentro do ConecteSUS.
Sugestões de Soluções e Melhorias
A partir da pesquisa realizada, foi possível identificar melhorias que podem ser feitas no aplicativo Conecte SUS, que podem facilitar a navegabilidade e aperfeiçoar sua usabilidade. São elas:
"Lembrar-me" ou "Manter-me conectado"
Implementar a funcionalidade de "Lembrar-me" ou "Manter-me conectado" para que o usuário possa permanecer conectado por mais tempo no aplicativo, e com isto evitar as inúmeras vezes em que precisa fazer login novamente. Além disso, poderia ser adotado a autenticação biométrica como reconhecimento facial ou digital, que tornaria mais eficiente o processo de login.
Cadastro Unidades Básicas de Saúde
Ao buscar uma unidade próxima, há no Perfil, a opção "Minhas unidades básicas de saúde", onde são exibidas as unidades de saúde que o usuário tem algum tipo de cadastro, porém não fica claro como ele pode se cadastrar, confundindo-se com a funcionalidade “Rede de Saúde”. Para melhorar a experiência, caso o usuário não tenha cadastro, exibir orientação de como realizá-lo e um botão que direcione para a busca de unidades próximas.
Ações
A seção "Ações" na tela inicial do aplicativo não é exibida completamente, sendo necessário clicar em "Mostrar tudo", o que pode passar despercebido pelo usuário. Para melhorar a visibilidade dessa seção, sugere-se tornar as principais funcionalidades do aplicativo fixas na tela inicial ou permitir que o usuário personalize a exibição, optando por mostrar apenas as funcionalidades mais importantes para ele.
Download do Certificado de Vacinação
A pesquisa de campo identificou que a principal tarefa dos usuários é fazer o download do Certificado de Vacinação, e que atualmente essa tarefa requer algumas etapas. Para melhorar a experiência do usuário, sugere-se criar um atalho direto na tela inicial do aplicativo que permita o download do certificado com facilidade e rapidez. Embora hoje exista um banner para isto, ele não é tão funcional e intuitivo para os usuários.
Enviar Certificado de Vacinação
Embora não seja uma questão diretamente relacionada ao aplicativo Conecte SUS, alguns usuários relataram dificuldade ao fazer o download do Certificado de Vacinação: qual local salvar e como encontrar o documento. Para facilitar a localização do certificado, uma sugestão é incluir um botão que permita o envio do arquivo por e-mail com o título "Certificado de Vacinação", tornando-o mais facilmente identificável e acessível para o usuário.
Busca em Rede de Saúde
O aplicativo utiliza a localização do usuário para exibir as unidades de saúde mais próximas, o que pode não ser útil caso o usuário esteja procurando por unidades em outra localidade ou não tenha o GPS habilitado. Para melhorar essa funcionalidade, sugere-se adicionar um campo de busca na seção "Rede de Saúde", permitindo que o usuário localize facilmente as unidades mais próximas do local de sua preferência, independentemente de sua localização.
Gerenciar Contas
A seção "Gerenciar contas" permite incluir um familiar, e ter acesso ao seu histórico de vacinação. Porém, o usuário precisa fazer login toda vez que entra nesta seção. Para melhorar a experiência, sugere-se permitir que o usuário faça login apenas uma vez e receba notificações sobre o histórico de vacinação da criança sem precisar alternar entre as contas.
Busca
Inclusão de um mecanismo de busca na home para facilitar a pesquisa de informações importantes, como localização de unidades de saúde, horários de atendimento e informações sobre medicamentos.
Login
Quando o usuário comete um erro na senha durante o login, ele volta para a tela anterior e é necessário digitar novamente o CPF. Para melhorar essa experiência, sugere-se que o campo da senha seja limpo após o erro e que seja exibida uma descrição do erro, enquanto o campo do CPF permanece visível.
Notificações
Adicionar recursos de notificações para lembrar os usuários sobre as próximas vacinas que precisam tomar, assim como de seus filhos, além de alertas sobre possíveis surtos de doenças.
Acessibilidade
Adicionar recursos de acessibilidade para usuários com deficiências visuais ou auditivas, como recursos de voz e ampliação de fonte.
Interface
Melhorar a interface do usuário, tornando-a mais amigável e intuitiva, com design moderno, ajudando o usuário a navegar pelo aplicativo de forma mais fácil e eficiente.
Personas
NOVO CICLO DE TESTES
Como mostrado no tópico anterior através do nosso Wireframe, redesenhamos algumas telas de fluxos do aplicativo, inserindo os pontos de melhoria que foram levantados em outras etapas da pesquisa. Sendo assim, realizamos novos testes de usabilidade para verificar a assertividade dos pontos acrescentados.
Resultados
✔ O usuário alcançou os objetivos dentro do app de forma fácil e rápida.
✔ Observou-se que a opção de pesquisar a Unidade de Saúde pelo CEP facilitou a busca, além do que, com esta funcionalidade a pessoa pode buscar o posto de saúde mais perto de sua casa, sem estar em casa (micro tarefa).