Informações do Projeto:
Compartilho aqui, de forma sintetizada a minha pesquisa de mestrado, intitulada:
"O DESIGN INCLUSIVO VAI À MESA - Bandeja de refeições acessível às pessoas com deficiência visual"
sob orientação da Profa. Dra. Mônica Moura.Pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Design da FAAC/UNESP - Bauru, com a colaboração do Lar Escola Santa Luzia para Cegos.
Registro de Desenho Industrial junto do INPI - n° BR 30 2021 005214 8
Dissertação CompletaObjetivos
Objetivo Geral:
Investigar os hábitos alimentares e examinar como pessoas com deficiência visual interagem com bandejas para refeições disponíveis no mercado, avaliando sua eficiência de uso quanto ao manuseio e transporte, a fim de coletar dados para a elaboração de requisitos para o desenvolvimento projetual de uma bandeja inclusiva, que seja adequada a uma gama maior de usuários e acessível às pessoas com deficiência visual.
Atividades de Campo
Atividade 1: Entrevistas semiestruturadas
1) Questionário:
✔ Informações pessoais
✔ Cegueira
✔ Locomoção
✔ Alimentação
2) Apresentação das bandejas:
✔ Manusear
✔ Tatear
✔ Relatar as impressões pessoais
Layout adotado para a realização das entrevistas
ATIVIDADE 1 – Interação com as bandejas
ATIVIDADE 2 - Deslocamento (Resultados)
ATIVIDADE 2 – Consumo e interação (Resultados)
Proposta de Bandeja
Considerações Finais
A pesquisa bibliográfica e o estudo teórico de práticas projetuais interdisciplinares que envolvem as disciplinas ligadas ao design, como o design centrado no ser humano, design inclusivo, design com responsabilidade social, funções do design e design participativo, aliados a outras áreas de conhecimento, como a psicologia e alimentação, somadas a pesquisa e análise de produtos inclusivos, mais a pesquisa de campo e estudos de caso, com a participação ativa dos usuários do Lar Escola Santa Luzia contribuíram de maneira significativa para a elaboração dos requisitos e proposta da bandeja de refeições com design centrado nas necessidades de um grupo social, inovador e inclusivo, que atende tanto as pessoas com deficiência visual, quanto outros usuários, como idosos, deficientes físicos, ou mesmo aqueles que não apresentam nenhum tipo de limitação.